Mudança

Mineiro que largou carreira para viajar o Brasil está em Santa Maria para fotografar a região

Cassiano Cavalheiro

"

Sair de casa, estudar, ter formação, conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho e ter reconhecimento profissional. O objetivo de vida de muita gente. O mineiro Eduardo Escobar, 31 anos, conquistou isso tudo, mas, por não se sentir completo, abriu mão da segurança da carreira consolidada e decidiu pôr o pé na estrada. Para isso, ele fez um projeto – O Brasil que Poucos Conhecem – que foi aprovado pelo Ministério da Cultura para captação de recursos e deve virar livro. No momento, Santa Maria e a região fazem parte do roteiro dessa aventura que deve durar seis anos.

Rio Grande do Sul tem quatro entre os 10 melhores parques de diversão ou aquáticos da América do Sul

A intenção de Escobar é lançar seis livros, um por ano. Cada publicação trará informações sobre uma região, totalizando as cinco do país. O sexto será com as capitais. Mas a aventura não é solitária. Escobar viaja de carro e tem como carona o vira-lata Lie.

Atrativos na região das Missões vão muito além das ruínas

A jornada começou em 15 de maio, pela Praia do Cassino, em Rio Grande. No fim de junho, Escobar chegou a Santa Maria, onde deve ficar durante 45 dias para conhecer, também, outras cidades da região. Em alguns dias, ele já fotografou locais conhecidos, como o planetário da UFSM e a Vila Belga. Enquanto se hospeda em Santa Maria, Escobar viajou para Uruguaiana, Alegrete, Manuel Viana, São Pedro do Sul e Mata. Em cada local garantiu belas imagens para o primeiro livro.

Blogueiros dão dicas para curtir o inverno em Santa Catarina

O mineiro conta que não gosta de fazer muitos planos nem de roteirizar as viagens. Escobar segue as sugestões das pessoas que encontra ao longo do caminho, viaja e fotografa. Antes de chegar a uma cidade, pesquisa no site da prefeitura um pouco da história e dos pontos turísticos, mas garante que nada é melhor do que um bom papo com os nativos. Os postos de gasolina são os mais indicados para conseguir sugestões de lugares para visitar.

Conheça as atrações do Salto do Roncador, na fronteira com a Argentina

Há pouco mais de um mês na estrada, Escobar já consegue fazer um balanço da empreitada e revela que está sendo mais difícil do que ele imaginava. Questões como segurança e falta de patrocinadores para o projeto são as que mais preocupam o viajante. Mas, apesar das incertezas, ele está esperançoso e não se arrepende de suas escolhas.

10 dicas para conhecer Montevidéu em um fim de semana

– Eu me sinto mais leve. Praticamente, não tenho estresse e me sinto muito mais feliz. O prazer de viver sem se estressar é algo que não tem preço – finaliza.

A guinada

Formado em Arquitetura e Engenharia Civil, Escobar trabalhou duran"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: Câmeras registram momento em que jovem é atacada por assaltantes

Próximo

Ladrões atiram contra segurança durante roubo em Santa Maria

Geral